João ribeiro
BIO
Baseado em Lisboa, Portugal, tem uma carreira internacional com trabalhos em diversos países. Benin, Mali, Egito, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, França, Alemanha, Suécia, EUA, Rússia, Ucrânia, Sérvia, Omã e Austrália. O seu nome está ligado a uma geração de realizadores fundamental para o desenvolvimento do Documentário Português no início dos anos 90. Co-realizou e foi Director de Fotografia do documentário “Entre Muros”.

A sua primeira longa-metragem, “Noites” de Claudia Tomaz, recebeu o Grande Prêmio no Festival Internacional de Cinema de Gijón e o Prêmio Cult Network Italia na Semana da Crítica do Festival de Veneza (“a qualidade de contar uma história apenas com a expressão da imagem”, foi como Marco Bellochio, presidente do júri, justificou a atribuição do prémio).

Em 2003 recebeu o prémio de Melhor Fotografia no Doc Lisboa com o filme “Desassossego” de Catarina Mourão. Em 2007, mais dois prêmios de Melhor Fotografia (VIII Festival de Cinema Europeu, Lecce, Itália e Festival Cineport, João Pessoa, Brasil) pela longa-metragem “Transe” de Teresa Villaverde. A Corte do Norte, de João Botelho, foi selecionada para o New York Film Festival e ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Cinema de Roma. Com “Cartas de Guerra” de Ivo Ferreira esteve no Concurso Principal da Berlinale em 2016. E com “The Tree / Drvo” de Andre Gil Mata no Panorama da Berlinale em 2017. Ambos os filmes participaram de forma significante no circuito internacional de festivais e ganharam vários prêmios em diversas categorias, 20 dos quais recebidos pela Melhor Fotografia.

O seu trabalho já foi destacado em revistas como a Variety, Hollywood Reporter, Sight and Sound e Indie Wire. A longa “Scales” de Shahad Ameen foi premiada na semana da crítica do Festival de Cinema de Veneza 2019. Lecciona Direção de Fotografia na Zelig School for Documentary and New Media em Bolzano, Itália, e no DocNomads em Lisboa. Fez master classes em Belgrado, Espinho Film Fest, Maison Cinema em Genebra. Os seus trabalhos mais recentes são com João Mário Grilo e Marco Martins e tem projectos em desenvolvimento com Ermela Teli, Andrija Stojkovic, M. Cem Oztufekci. É membro da EFA (European Film Academy) desde 2017.
Filmes